Seminário

 

O Seminário de Mariana foi fundado em 20 de dezembro de 1750 pelo primeiro bispo da diocese de Mariana, Dom Frei Manuel da Cruz. Esta foi uma das primeiras preocupações deste bispo ao chegar no território de sua nova diocese, atendendo aos pedidos do Concílio de Trento. Com sua criação, Dom Frei Manuel da Cruz buscava respeitar a orientação da Reforma católica de aprimorar a formação dos clérigos, evitar as despesas que os moradores de Minas faziam para mandarem seus filhos aos estudos do Rio de Janeiro e da Bahia. Para isso foi doada por um fiel, a Manuel Torres de Quintanilha, uma chácara, onde dom Frei Manuel pode construir o prédio do Seminário e o Palácio Episcopal. Deu ao seminário o nome de Seminário de Nossa Senhora da Boa Morte. Para a sua direção, Dom Frei Manuel da Cruz quis chamar os jesuítas, pedindo de forma especial ao rei, que lhe enviasse o seu amigo Padre Malagrida.

Por causa da oposição aos jesuítas, que já se instalavam na corte portuguesa, seu pedido nunca teve resposta. Como primeiro reitor de seu novo seminário foi enviado o Padre José Nogueira. Este período de direção, porém, durou pouco. Com a expulsão dos jesuítas do Brasil, sancionada pela política do Marquês de Pombal, em 1758 os padres dessa ordem religiosa foram afastados da direção do Seminário de Mariana. Assim Dom Frei Manuel nomeou os padres diocesanos para a direção da instituição de ensino. Estes, por sua vez, continuaram na direção até 1853, quando Dom Antônio Ferreira Viçoso entregou o Seminário aos cuidados de seus confrades, os padres da Congregação da Missão, lazaristas.

Em 1934, o arcebispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira, atendendo os pedidos do Vaticano de criar melhores condições aos cursos seminarísticos, e disposto a oferecer melhores acomodações aos seminaristas, desmembrou o antigo Seminário de Nossa Senhora da Boa Morte em dois institutos: O Seminário Menor, que continuaria a se chamar Nossa Senhora da Boa Morte e o Seminário Maior, que se chamaria São José e abrigaria os alunos dos chamados cursos maiores, Filosofia e Teologia. Para isso construiu um novo prédio para abrigar o Seminário Maior São José.

No ano de 1967 os Padres Lazaristas deixaram a direção do Seminário que por iniciativa de Dom Oscar de Oliveira para a ser dirigido pelos padres seculares.

O Seminário tem atendido aos vocacionados da Arquidiocese e também de outras dioceses que não possuem instituições análogas. A partir de 1991, acolhendo a sugestão da Primeira Assembleia dos Presbíteros da Arquidiocese, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida decidiu criar uma casa de formação distinta para os seminaristas do Curso de Filosofia, de maneira a facilitar o acompanhamento personalizado dos vocacionados e dar uma identidade maior aos estudos filosóficos.

Atualmente, o processo formativo se desenvolve em quatro etapas. A primeira é chamada de GOV (Grupo de Orientação Vocacional) que acompanha os vocacionados no período do ensino médio, tanto os da comunidade interna (Seminário Nossa Senhora da Assunção), como os do grupo externo (encontros mensais). A segunda é o Ano Propedêutico, instalado junto à Paróquia do Bom Pastor, em Barbacena, após os estudos de ensino médio. A terceira etapa é a da Filosofia, com duração de três anos e a quarta, a da Teologia, com duração de quatro anos, ambas em comunidades distintas em Mariana.

 

Seminário Maior São José

 COORDENAÇÃO GERAL

Reitor: Pe. Valter Magno de Carvalho

 

INSTITUTO DE TEOLOGIA SÃO JOSÉ 

Rua Côn. Amando, 57 – Caixa Postal 11
35420-000 – MARIANA – MG
Tels.: (31) 3557-1140/ 3557-1170
E-mail: teologiassj@gmail.com

Formadores:

Pe. Valter Magno de Carvalho (Reitor)
Pe. Darci Fernandes Leão (Diretor Espiritual)

Mons. Roberto Natali Starlino

Mons. Celso Murilo Souza Reis

 

INSTITUTO DE FILOSOFIA SÃO JOSÉ

Rodovia dos Inconfidentes, Km 108 – Caixa Postal 11
35420-000 – MARIANA – MG
Tels.: (31) 3557-1241/ 3557-1047
E-mail: fearreira@hotmail.com

Formadores:

Pe. Danival Milagres Coelho (Diretor)
Pe. José Geraldo Coura(Diretor Espiritual)

Pe. Leandro Neves

Pe. José Carlos dos Santos

 

PROPEDÊUTICO (CASA DO BOM PASTOR)

Rua Pe. Manoel Rodrigues, 237 – Bom Pastor
36200-654 – BARBACENA – MG
Tel.: (32) 3332-7959
E-mail: propedeutico_mariana@hotmail.com

Formadores:

Pe. Luiz da Paixão Rodrigues (Diretor)
Pe. Afrânio Vieira de Almeida (Diretor Espiritual)

Pe. Luiz Cláudio Vieira

 

COMUNIDADE VOCACIONAL N. SENHORA DA ASSUNÇÃO

Formador:

Pe. Adilson Luiz Humbelino Couto (Diretor)

 

CONSELHO DE FORMADORES

Dom Geraldo Lyrio Rocha                                     

Pe. Valter Magno de Carvalho

Pe. Danival Milagres Coelho

Pe. Luiz da Paixão Rodrigues

Pe. Leandro Neves

Pe. Adilson Luiz Humbelino Couto

Pe. José Geraldo Coura 

Mons. Celso Murilo Souza Reis

Mons. Roberto Natali Starlino

Pe. Luiz Cláudio Vieira

Pe. Afrânio Vieira de Almeida

Pe. Darci Fernandes Leão

Pe. Geraldo Martins Dias

Pe. José Carlos dos Santos

 

Fonte: Guia Geral da Arquidiocese de Mariana