O que é?

Durante o Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese, em março de 2016, o arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, apresentou ao clero a proposta da realização de um Ano da Vocação Sacerdotal para a Igreja Particular. A proposta foi acolhida com entusiasmo por todos os participantes do encontro e caberá ao Seminário Arquidiocesano promover, junto às instâncias da Igreja, este tempo forte de oração.

Inspirado no tema "Permanecei no meu amor", a Arquidiocese de Mariana realizou, no dia 15 de agosto, a abertura do Ano da Vocação Sacerdotal. Este tem como objetivos principais:

- Celebrar, de maneira unitária, os cinquenta anos de vida sacerdotal de Dom Geraldo, que será no dia 15 de agosto de 2017;

- Rezar pelos padres de nossa arquidiocese, ressaltando a importância dos mesmos para a vida da Igreja;

- Acompanhar, por meio de orações e gestos concretos, aqueles os quais estão em discernimento vocacional (seminaristas e vocacionados);

- Incentivar/despertar os jovens de nossa arquidiocese o desejo de abraçarem a vocação sacerdotal, dando seu sim a Deus e aos irmãos e irmãs junto à Igreja.

Para ajudar as comunidades a celebrarem este tempo, foi preparado um cartaz com a temática do Ano da Vocação Sacerdotal, que poderá ser usado ao longo do ano como divulgação deste evento. Ainda foram impressos "santinhos" com a oração feita por Dom Geraldo para esta ocasião. Bem como várias outras iniciativas, como: o hotsite para melhor informar as paróquias sobre este ano Jubilar, elaboração de hora santa vocacional para toda primeira quinta do mês (disponibilizada pelo hotsite), semana de animação vocacional junto as paróquias realizada pelos seminaristas, hino e outras músicas para momentos de encontro e celebração eucarística, entre muitas outras.

Que todas as paróquias, em sinal de unidade e de amor às vocações sacerdotais, possam abraçar a proposta de nosso pastor e as sugestões do seminário São José. Maria, mãe das vocações, auxilie nossas comunidades na vivência deste ano de graça.